Com a correria do dia-a-dia , nem sempre dá tempo de ir até uma loja física para comprar um produto ou presente, nesses momentos a internet ajuda muito ! Além da falta de tempo, trânsito e distancia, o preço e a variedade de produtos são pontos que pesam no momento da compra. Devido às inúmeras lojas virtuais na internet, é possivel encontrar bons preços e levar de ” brinde” o Frete Grátis ! E quem não quer pagar barato e receber em casa ?!
Mas nem tudo são flores … nem sempre o produto adquirido é aquilo que imaginamos ser. No caso de roupas e sapatos, a possibilidade de não servir ou simplesmente não agradar é grande ! Outros tipos de produtos também podem não atender à necessidade e até chegar com algum tipo de avaria, causado pelo transporte. E nestes e outros casos, entra a Devolução e/ ou troca do bem adquirido.

Quando se trata de compras em Lojas Virtuais (o famoso e-commerce) , podem surgir dúvidas referente à devolução ou troca de produtos, no entanto, o artigo 49 do CDC (Código de Defesa do Consumidor) permanece valendo: sete dias para desistência da compra. Também é necessário estar atento à política de troca e devolução das lojas virtuais. Informações desse tipo são facilmente encontradas na parte institucional, normalmente presente no final da página, em ” Trocas e Devoluções” . A compensação também pode vir da mesma forma que no presencial. O consumidor pode receber de volta o valor pago, sendo incluído também o valor do frete, se for o caso. A desistência no prazo, assim como nas compras presenciais, não precisa de justificativa. Basta comunicar o fato e solicitar a devolução.

Como Devolver um Produto comprado na Internetr

Imagem: Serasa Experian

Atualmente o processo de Troca e Devolução no mundo virtual está cada vez mais simples e fácil, e isso tem estimulado os consumidores a aumentar a frequência de compras online !